Pataxó Cumuruxatiba – BA

Pataxó Cumuruxatiba – BA

Histórico dos Pataxó Cumuruxatiba

Os pataxó de Cumuruxatiba vivem próximo ao município de Prado, localizado no Extremo Sul da Bahia (Brasil), a 813 km de Salvador, tem hoje por volta de 10 aldeias que ocupam 35 mil hectares de terras em um território que deveria ter uma demarcação contínua de 220 mil hectares. Ali vivem aproximadamente 4.000 indígenas.

As aldeias que compõem o território Pataxó de Cumuruxatiba são: Aldeia Nova, Corumbauzinho, Águas Belas, Craveiros, Alegria Nova,  Tawá, Pequi, Tibá, Kaí, Dois Irmãos.

“A gente partiu da vila de Cumuruxatiba pra vir pra cá pra aldeia Dois Irmãos, mas toda a região na verdade é território indígena. Nós vive mais na praia, somos Pataxó da beira da praia. O lado da praia é todo dentro do nosso território aqui, mas lá na rua (Vila de Cumuruxatiba) a gente tem pouco acesso por causa dos brancos e dos pousadeiros. A aldeia CAI foi a primeira aldeia, a nossa é mais recente. Hoje a maior aldeia perto de Cumuru é a Pequi. E várias pessoas que moram nas aldeias moravam na vila e saíram porque lá não ficou no território, mas ainda tem parente lá. A gente, eu mesmo e minha família, tentou fazer uma aldeia urbana mas a FUNAI e algumas lideranças foram contra. Daí o velho doou aquela terra pra mim montar a minha aldeia faz uns três anos. O dono daqui não trabalhava mais na terra porque tava cansado aí doou pra mim logo antes de morrer. E agora o pessoal tá aqui trabalhando a terra. A maioria do pessoal aqui não tem trabalho com salário, o pessoal vive mesmo da agricultura e dos trabalhos temporários no verão. Mas todo mundo aqui tá junto!”

Maria d’Ajuda cacique da Aldeia Dois Irmãos

 

 

 

Saiba mais sobre os Pataxó do Prado em www.thydewa.org/downloads/pataxo.pdf