Sobre

RISADA é a sigla adotada para representar a Rede Indígena Solidária de Arte e de Artesanato, composta por Indígenas de oito etnias: Kariri-Xocó (AL), Pankararu (PE), Tupinambá de Olivença (BA), Pataxó Hãhãhãe (BA), Pataxó Barra Velha (BA), Pataxó de Cumuruxatiba (BA), Karapotó Plak-ô (AL) e Xokó (SE), que atua com visão Planetária, por meio do comercio justo e solidário, com responsabilidade perante a vida, ao meio ambiente, com carinho pela nossa Mãe Terra.

equipe“Somos um grupo de indígenas, alguns de nós artesãos e ou artistas; todos nós preocupados com o Meio Ambiente, todos nós preocupados com nossas culturas, com a preservação de nossas matas e de nossas tradições, com as artes e conhecimentos tradicionais de nossos povos. Alguns de nós artesãos digitais, que apropriados das tecnologias de Informação e comunicação registramos com fotos e vídeos nossa realidade e usamos a internet para proteger nossa natureza e para dar condições de vida digna aos artesãos de nossas comunidades”.

 

A RISADA tem como PROPÓSITO…

“Promover o reconhecimento das culturas indígenas, valorizar, divulgar e vender artes e artesanatos, melhorando a qualidade de vida da Mãe Terra e seus filhos de forma sustentável. ”

…e como MISSÃO

“Fortalecer os valores culturais indígenas na venda de artesanato em rede, de uma forma consciente, espalhando alegria a todos os povos. ”

Os VALORES da Rede foram definidos de forma coletiva e representa os anseios de todos os povos que a compõem sendo:

Diálogo, onde a comunicação é aberta e clara com todos os envolvidos
Competência/ exatidão, ou seja, fazer tudo da melhor maneira, em cada etapa, buscar maior eficiência.
Ética, pois aqui valorizamos a honestidade e a verdade nas ações e informações prestadas
Preservação e o cuidado com a Mãe Terra acima de tudo
Motivação com todos da rede motivados a produzir, vender e a cuidar da rede.

A estrutura do site e da venda das artes pela internet só é possível com a atuação de 2 figuras chaves para o funcionamento da rede que são o:

Artesão de Base , que faz as peças e passa as informações sobre o material utilizado e  forma como foi produzido para ser cadastrado pelo Artesão Digital.

O Artesão Digital é a “ponte” entre o Artesão de Base e a internet. Ele mantém comunicação direta com o Artesão de Base, gerencia a postagem das fotografias e informações na internet, acompanha o pedido e envia para o cliente quando finalizada a compra.

O sistema de formulação do preço das peças é baseado nos conceitos do ganha-ganha, onde as necessidades de todos os envolvidos são supridas considerando que:

risada_admin